Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar as dificuldades enfrentadas pelos professores em
sala de aula ao trabalhar com alunos que têm dificuldades de aprendizagem. A abordagem se
constituiu de um estudo sobre a EJA, baseado nas obras de Paulo Freire, Moacir Gadotti. O
trabalho pretende mostrar as grandes dificuldades enfrentadas por professores e alunos que
ingressem na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é do tipo qualitativa e empírica,
desenvolvida na Escola Municipal José Tomaz de Aquino, no Estado da Paraíba, com o
objetivo de verificar os desafios a serem superados na Educação de Jovens e adultos no
município de Cuitegi. Os resultados fizeram perceber que a qualidade do ensino na EJA não é
uma tarefa muito simples, mas complexa diante de toda a realidade sofrida dos alunos que
participam desse projeto de alfabetização. Devemos ter consciência e mostrar a importância
do desenvolvimento do processo de qualidade de cada participante da EJA. Durante toda a
prática é recomendável a atenção a toda autoestima e uma boa confiança nos alunos. Assim,
os professores e os alunos podem acreditar nas suas possibilidades de atuar em tudo que
fazem, principalmente aprender, criar e confiar em tudo que estão fazendo.
Descrição:
LIMA, V. B. de. Educação de Jovens e Adultos (EJA): desafio a ser superado. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.