Resumo:
O presente artigo levanta a temática sobre a indisciplina no ensino fundamental, este tema é considerado um fenômeno contemporâneo que está provocando inúmeras discussões no âmbito educacional, e por sua vez é um dos principais problemas da atualidade na educação brasileira e um grande desafio para o corpo docente e para todo cenário educacional. O artigo objetiva proporcionar uma reflexão sobre as consequências da indisciplina no processo educacional dos discentes no ensino fundamental e a relevância da criação de projetos de intervenção que possam atuar na prevenção desta problemática. A metodologia utilizada é bibliográfica, qualitativa e analítica. O diálogo com os autores Zagury (2005) e Antunes (2011) entre outros, nos chama a atenção para a urgência social do assunto que a categoria espera uma alternativa de como intervir neste processo. Finalizamos com o desejo de que se dê a importância ao tema para que possamos de alguma forma contribuir para amenizar os efeitos da indisciplina na escola.
Descrição:
INÁCIO, J. G. Indisciplina no ensino fundamental: um dos principais desafios dos professores. 2015. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.