UEPB - Repositório Digital

O livro didático da EJA: existe uma proposta de trabalho na perspectiva do letramento?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Daniele Nóbrega Araujo
dc.date.accessioned 2016-04-19T23:42:29Z
dc.date.available 2016-04-19T23:42:29Z
dc.date.issued 2014-08-06
dc.identifier.other 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9463
dc.description FARIAS, D. N. A. O livro didático da EJA: existe uma proposta de trabalho na perspectiva do letramento?. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Segundo a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, mais de 960 milhões de adultos são analfabetos, sendo que mais de 1/3 dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso e às novas tecnologias que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a adaptar-se às mudanças sociais e culturais. As discussões em torno dos estudos da alfabetização e do letramento são necessárias para que se possa olhar os sujeitos das culturas orais, especialmente os sujeitos da EJA, e pensar em políticas educacionais que dêem conta de torná-los sujeitos da escrita. Objetivamos, no presente artigo, analisar o livro didático da Educação de Jovens e Adultos, da autora Eloísa Bombonatti, “Caminhos para a cidadaniaAlfabetização e diversidade”. A pesquisa, de caráter bibliográfico, está ancorada nos estudos de Silva (2012), Senna (2007), Rojo (2001), Soares (2002), Kleiman (1995), dentre outros pesquisadores. Observamos, na obra analisada, a partir da seleção de textos apresentada, que já existe uma preocupação da autora em trabalhar na perspectiva do letramento. Embora algumas atividades apresentem uma tendência mais tradicional de ensino, a seleção dos textos é feita considerando o uso social da leitura e da escrita. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title O livro didático da EJA: existe uma proposta de trabalho na perspectiva do letramento? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta