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O presente artigo é resultado de uma investigação desenvolvida na Educação Infantil, em uma
Pré-Escola de rede pública do município de Queimadas-PB. A temática discute à importância
do brincar na Educação Infantil, que surgiu da necessidade de conhecer quais são as
concepções das docentes acerca do papel do brincar, refletindo como essas educadoras vêem
o brincar, tendo por objetivo analisar de que maneira as educadoras entendem e trabalham
dentro de suas práticas cotidianas o brincar com suas crianças na Educação Infantil.
Primeiramente a pesquisa se deu através da observação do local pesquisado com o intuito de
ter um contato primário com o objeto de estudo, após essa primeira etapa foi elaborado um
questionário para ser aplicado com as educadoras da instituição, contendo perguntas acerca da
prática das educadoras com relação ao brincar. A pesquisa feita é de natureza qualitativa,
levando em consideração as especificidades desse tipo de pesquisa. Nossa pesquisa foi
realizada com uma amostra de 6 educadoras que lecionam nas turmas do pré-I e pré-II. A
pesquisa revelou que todas as educadoras demonstraram ter concepções claras a respeito da
importância do brincar, assim também da importância do uso no cotidiano escolar dos jogos,
brinquedos e brincadeiras, apesar de mostrar uma visão um pouco simplificada do brincar nas
suas respostas. Essas educadoras afirmam conhecer e trabalhar o brincar com as crianças.
Queremos também destacar que a maioria das educadoras envolve o brincar nas suas práticas
pedagógicas, principalmente de forma direcionada com intuito de desenvolver atividades com
caráter de algum conteúdo, outras educadoras acreditam que o brincar livre, também é
extremamente importante para a criança, mas essas foram a minoria. Este artigo foi elaborado
por meio de documentos oficiais e de estudiosos que abordam essa temática como Moyles
(2002), Hermida (2009), Brandão, Melo e Mota (2009), Vigotsky (1991), Piaget (1978),
Rousseau (1999) dentre outros. |
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