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A importância do brincar na educação infantil: uma reflexão das concepções das docentes sobre o papel do brincar, na Pré-Escola Municipal Prof. José Miranda (Queimadas-PB)

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dc.contributor.author Silva, Maria Roseane Alves da
dc.date.accessioned 2016-04-19T23:43:36Z
dc.date.available 2016-04-19T23:43:36Z
dc.date.issued 2014-07-16
dc.identifier.other 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9464
dc.description SILVA, M. R. A. da. A importância do brincar na educação infantil: uma reflexão das concepções das docentes sobre o papel do brincar, na Pré-Escola Municipal Prof. José Miranda (Queimadas-PB). 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é resultado de uma investigação desenvolvida na Educação Infantil, em uma Pré-Escola de rede pública do município de Queimadas-PB. A temática discute à importância do brincar na Educação Infantil, que surgiu da necessidade de conhecer quais são as concepções das docentes acerca do papel do brincar, refletindo como essas educadoras vêem o brincar, tendo por objetivo analisar de que maneira as educadoras entendem e trabalham dentro de suas práticas cotidianas o brincar com suas crianças na Educação Infantil. Primeiramente a pesquisa se deu através da observação do local pesquisado com o intuito de ter um contato primário com o objeto de estudo, após essa primeira etapa foi elaborado um questionário para ser aplicado com as educadoras da instituição, contendo perguntas acerca da prática das educadoras com relação ao brincar. A pesquisa feita é de natureza qualitativa, levando em consideração as especificidades desse tipo de pesquisa. Nossa pesquisa foi realizada com uma amostra de 6 educadoras que lecionam nas turmas do pré-I e pré-II. A pesquisa revelou que todas as educadoras demonstraram ter concepções claras a respeito da importância do brincar, assim também da importância do uso no cotidiano escolar dos jogos, brinquedos e brincadeiras, apesar de mostrar uma visão um pouco simplificada do brincar nas suas respostas. Essas educadoras afirmam conhecer e trabalhar o brincar com as crianças. Queremos também destacar que a maioria das educadoras envolve o brincar nas suas práticas pedagógicas, principalmente de forma direcionada com intuito de desenvolver atividades com caráter de algum conteúdo, outras educadoras acreditam que o brincar livre, também é extremamente importante para a criança, mas essas foram a minoria. Este artigo foi elaborado por meio de documentos oficiais e de estudiosos que abordam essa temática como Moyles (2002), Hermida (2009), Brandão, Melo e Mota (2009), Vigotsky (1991), Piaget (1978), Rousseau (1999) dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ferramenta pedagógica pt_BR
dc.title A importância do brincar na educação infantil: uma reflexão das concepções das docentes sobre o papel do brincar, na Pré-Escola Municipal Prof. José Miranda (Queimadas-PB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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