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Aprender a ler é um momento importante na vida de toda criança. Esta fase escolar
muitas vezes é esperada com ansiedade pela mesma e por sua família. Sendo assim,
empecilhos neste processo podem ser motivos de angústia, vivenciada pela escola, pelos
pais e, principalmente, pela criança, podendo ocasionar problemas e trazer graves
consequências na vida do indivíduo. A leitura é uma atividade fundamental e que
começa a ser desenvolvida na escola, embora não seja nela que o processo se inicie, já
que ela faz parte da vida do indivíduo desde o nascimento, mas é na escola que
aparecerão as dificuldades, que podem gerar sofrimento para crianças, pais, e
professores. Assim, questionamos quais estágios a criança atravessa durante o processo
de aquisição da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como se dá a
evolução do seu desempenho e com os objetivos de analisar as estratégias de leitura
utilizadas pelas crianças do 2º, 3º e 5º ano de duas escolas, uma da rede pública e outra
da rede particular, do município de Campina Grande – PB, identificar possíveis
dificuldades no processo de leitura destas crianças e avaliar a evolução no processo de
leitura das crianças do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental em ambas as realidades,
realizamos uma pesquisa utilizando como instrumento de coleta de dados o TCLPP –
Teste de Competência em Leitura de Palavras e Pseudopalavras, normatizado e
validado, e que foi muito utilizado em pesquisas na Região Sudeste, mais
especificamente na cidade de São Paulo – SP. O teste pode identificar dificuldades de
aprendizagem na aquisição da leitura de crianças que cursam as séries iniciais do Ensino
Fundamental, levando em consideração estratégias de leitura. O TCLPP foi aplicado
com crianças do 2º ao 5º anos de uma escola particular e de uma escola pública da
cidade de Campina Grande - PB, para que pudéssemos comparar os dados e descobrir se
existem avanços no processo de leitura dos alunos e avaliar o desempenho dos mesmos.
Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa, com base na compreensão do ensino
e aprendizagem da lectoescrita, do conhecimento das dificuldades de aprendizagem no
campo da leitura e também para a análise dos dados, contamos com o conhecimento de
alguns teóricos como Soares (1998), Cagliari (2012), Mendonça & Mendonça (2008),
Ferreiro & Teberosky (1999 e 2011), Seabra & Capovilla (2010). Os resultados
apontam para diferenças significativas entre as realidades da escola pública e particular
e para a necessidade de maiores investimentos em capacitação de profissionais em
projetos de leitura nesta fase escolar. |
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