UEPB - Repositório Digital

Avaliação do desempenho das habilidades aritméticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maricéu Batista da
dc.date.accessioned 2016-04-25T13:30:32Z
dc.date.available 2016-04-25T13:30:32Z
dc.date.issued 2014-07-15
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9505
dc.description Silva, M. B. da. Avaliação do desempenho das habilidades aritméticas. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O número está presente na vida da criança desde cedo, seja em uma música, historinha, brincadeira ou no contexto familiar e social. Com o passar do tempo, a criança vai compreendendo e dando sentido à representação simbólica dos números, como também às operações que podem ser realizadas com eles. A escola é o principal ambiente no qual a criança aprende a desenvolver as principais habilidades aritméticas. Para isso, é necessário que o professor use metodologias que promovam o desenvolvimento destas habilidades. O presente artigo buscou analisar o desempenho das habilidades aritméticas de crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande - PB. Teve como objetivo discutir o processo de aquisição do conhecimento matemático dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para fundamentar esta pesquisa, utilizou-se como principais teóricos Piaget, Vygotsky, Kamii, Smole, Tolledo, Dias e Seabra. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo e utilizou-se como instrumento de pesquisa a Prova de Aritmética, que possibilita uma avaliação mais abrangente do desenvolvimento e competências aritméticas. O teste foi aplicado a 41 alunos. A análise constatou que numa classificação geral os alunos apresentaram um desempenho mediano, o mesmo pode ser percebido no processamento numérico, porém houve um desempenho muito baixo na resolução de cálculos. Percebe-se a necessidade de que os professores utilizem materiais que favoreçam o desenvolvimento das habilidades aritméticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com utilização do Material Dourado, por exemplo, dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Habilidades aritméticas pt_BR
dc.subject Processamento numérico pt_BR
dc.title Avaliação do desempenho das habilidades aritméticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta