UEPB - Repositório Digital

A biblioteca como espaço de formação do leitor literário: um estudo de caso e uma proposta

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lucena, Déborah Correia Nunes
dc.date.accessioned 2016-05-03T19:32:54Z
dc.date.available 2016-05-03T19:32:54Z
dc.date.issued 2014-02-20
dc.identifier.other CDD 372.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9598
dc.description Lucena, D. C. N. A biblioteca como espaço de formação do leitor literário: um estudo de caso e uma proposta. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho tem como objetivo, por um lado, problematizar, nas práticas escolares de leitura literária, o não uso da biblioteca; por outro, construir propostas para a formação do leitor a partir de práticas pedagógicas centradas no uso efetivo desse espaço. É sabido que o estudante de nosso país tem pouco contato com os livros de literatura. Embora, para alguns brasileiros, a escola signifique ter acesso à leitura, o ensino de literatura não tem alcançado plenamente seus objetivos essenciais: despertar o gosto pela leitura e formar alunos leitores, sujeitos autônomos e capazes de fazerem suas próprias escolhas literárias. Isso aponta para a necessidade de se redefinir o papel do ensino de literatura na disciplina de língua portuguesa, bem como discutir a falta de acesso ao acervo e o uso das bibliotecas escolares pelos alunos. Sobre essa última discussão, foi necessário acompanharmos o cotidiano de uma escola estadual da cidade de Campina Grande, observando, durante um ano e meio, o trabalho feito com a leitura literária. Ficou evidente que não havia incentivos à leitura por parte da escola; a biblioteca, apesar de possuir um acervo rico, funcionava como um depósito de livros trancados em estantes de aço, e apenas os livros didáticos estavam ao alcance dos frequentadores. Contrapondo-nos às práticas observadas, finalizamos o artigo com uma proposta de trabalho com a leitura literária, por meio da leitura de crônicas, utilizando a biblioteca como espaço indispensável para o incentivo e a formação de leitores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kalina Naro Guimarães pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.title A biblioteca como espaço de formação do leitor literário: um estudo de caso e uma proposta pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta