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A literatura infanto-juvenil como suporte para inserção da história e cultura afrobrasileira e africana no ensino fundamental I- relato de uma experiência

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dc.contributor.author Silva, Paula Célia da
dc.date.accessioned 2016-05-03T19:35:32Z
dc.date.available 2016-05-03T19:35:32Z
dc.date.issued 2015-12-15
dc.identifier.other 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9601
dc.description SILVA, P. C. da. A literatura infanto-juvenil como suporte para inserção da história e cultura afrobrasileira e africana no ensino fundamental I- relato de uma experiência. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso se propõe a discutir o uso da literatura infanto-juvenil como recurso para implementação dos conteúdos de História e Cultura Afrobrasileira e Africana no Ensino Fundamental numa perspectiva de valorização, a partir da realização de um “Projeto de Intervenção Pedagógica” em uma turma do 4º Ano de uma escola da rede municipal de ensino em campina Grande-PB, foram desenvolvidas um conjunto de atividades voltadas para o reconhecimento e o respeito ao negro e a sua participação na formação da sociedade brasileira. O Projeto objetiva buscar estratégias metodológicas para trabalhar o conteúdo de História e Cultura Afrobrasileira e Africana numa perspectiva de valorização viabilizando a desconstrução de estereótipos e práticas de preconceito racial. Para orientar o desenvolvimento do Projeto realizamos uma pesquisa de base bibliográfica e documental que nos forneceu os instrumentos ou parâmetros para estruturarmos a atividades da Intervenção Pedagógica. A escolha do referencial bibliográfico se deu por teóricos que fornecesse, além das informações de caráter teórico sobre o tema estudado, orientações para prática na sala de aula e ao mesmo tempo permitisse a aquisição de parâmetros para realização da análise dos resultados observados, tais como: Cavalcanti ( 2002), Penteado e Garrido (2010), Faria (2010), Rêgo e Sampaio (2011), Silva e Hermida, Calábria (2009), Freire (1997). Também foram lidos uma série de documentos nacionais a exemplo da Constituição Brasileira de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); a Lei Federal 10.639/03; a Resolução Nº 1 de 17 de junho de 2004; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNs.) 2004; Parecer CNE/CP 3/2004; e a Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais de 2006, Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraciais Ensino de História Cultura Afrobrasileira e Africana 2009, Regulamentação do Estado da Paraíba e a Resolução do Município de Campina Grande ambas de 2010, PCNs vol.10 Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, PCNs vol.2 Língua Portuguesa. É um trabalho de grande relevância, visto que pretendemos mostrar como as crianças, a partir do uso de um conteúdo voltado para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, conheçam a enorme contribuição e a importância da cultura dos africanos e seus descendentes na formação da sociedade brasileira, além de valorizar a imensa diversidade, desconstruindo relações baseadas em estereótipos, descriminações e preconceitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Cristiane Maria Nepomuceno pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject História afro-brasileira pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.title A literatura infanto-juvenil como suporte para inserção da história e cultura afrobrasileira e africana no ensino fundamental I- relato de uma experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


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