dc.contributor.author |
Simplício, Fagna |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-03T23:02:38Z |
|
dc.date.available |
2016-05-03T23:02:38Z |
|
dc.date.issued |
2014-07-31 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9605 |
|
dc.description |
Simplício, F. A presença marcante de jovens na EJA: desafios e perspectivas. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como foco central a discussão sobre o processo de juvenilização da EJA considerando que este tem sido um aspecto marcante nessa modalidade educativa a partir da década de 1990. O lócus da pesquisa foi à escola municipal Francisco Apolinário da Silva da cidade de Areial/PB e os sujeitos foram os jovens estudantes da EJA do Ensino Fundamental da referida escola. Entendemos que é fundamental ao professor que atua na Educação de Jovens e Adultos saber quem são os sujeitos que buscam essa modalidade educativa: perfil, dificuldades para estudar, motivações e perspectivas no que se refere à busca da escolarização tardia. Levando em conta esses aspectos, objetivamos refletir sobre a presença marcante de jovens no contexto da EJA, focalizando os desafios enfrentados pelos mesmos ao retornarem a escola e as perspectivas que almejam com a escolarização no que diz respeito a possíveis contribuições para a melhoria de suas vidas. Buscamos dialogar com alguns autores que discutem sobre EJA e sobre juventude, como: ARROYO, CARRANO, CARVALHO, DAYRELL, FERNANDES, VALE, entre outros, que nos ajudaram a refletir sobre a complexidade que envolve o processo de juvenilização na EJA. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Elisabete Carlos do Vale |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios para educação |
pt_BR |
dc.subject |
Escolarização tardia |
pt_BR |
dc.title |
A presença marcante de jovens na EJA: desafios e perspectivas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |