Resumo:
No presente trabalho procuramos investigar e analisar quais os fatores que influenciam no processo da construção da leitura e da escrita, das séries iniciais. Iremos ter como base teórica os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Para tanto, foi realizado um estudo sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à aquisição da leitura e escrita. Sabemos que fatores sociais, políticos e ideológicos estão incutidos nesta problemática que assola a educação brasileira. Com base no que detectamos no trabalho do professor dessas séries e na realidade apresentada do ensino-aprendizagem dos alunos, apresentamos possíveis soluções para que essas defasagens possam ao menos ser amenizadas e com isso melhorar o ensino da leitura e da escrita, como também formar leitores capacitados e críticos socialmente
Descrição:
SANTOS, Gislene Barbosa Monteiro dos. Leitura e escrita: na construção do ensino das séries iniciais. 2014. 27f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.