dc.description.abstract |
Sabe-se que o composto de Marketing é o conjunto de variáveis que quando trabalhado de forma estratégica auxilia as organizações a atingirem os seus objetivos; essas variáveis são classificadas, como: Produto, Preço, Promoção e Praça. Sendo assim, identificar como essas ferramentas estão sendo utilizadas, bem como, se os objetivos traçados estão sendo atingidos é de fundamental importância para as empresas. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias do mix de marketing na percepção dos clientes externos da F. Balanças, em Campina Grande – PB. Para alcançar o objetivo foram utilizadas pesquisas exploratória, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo. Para elaboração do questionário utilizou-se o mix de marketing, composto de quatro dimensões: Produto, Preço, Promoção e Praça; foram formuladas 10 perguntas fechadas, e para mensuração dos dados, foi adaptada da escala Likert, composta por cinco categorias para três: Concordância, Neutralidade e Discordância, tendo como sujeitos da pesquisa 50 clientes, selecionados aleatoriamente para responderem à pesquisa. Ao término da coleta, foi possível reconhecer como os clientes percebem o composto de marketing utilizado pela F. Balanças, considerando que, Produto e Praça estão alinhados às expectativas; porém, Preço e Promoção, foram analisados como sendo pouco atraentes. Diante do resultado a F. Balanças deverá repensar suas práticas de atuação e procurar melhorar cada vez mais a utilização do composto do mix de marketing, pois desta forma os objetivos traçados serão alcançados, consequentemente alavancando as oportunidades de negócios. |
pt_BR |