Resumo:
Este trabalho é sobre o que pensam alguns professores de uma escola estadual a respeito de suas
práticas pedagógicas e sobre a importância da mediação para o desenvolvimento dos seus alunos.
Segundo Facci, (2004) a mediação é um processo que envolve uma atuação intencional e
sistematizada de transmissão dos conhecimentos pelos professores, levando o aluno a ir além dos
conhecimentos cotidianos, incorporando os conhecimentos científicos. O presente trabalho propôs
verificar a relação entre a concepção de aprendizagem apresentada pelos professores e sua prática
pedagógica no intuito de contribuir para uma melhor compreensão do papel do professor enquanto
agente de mediação dos conhecimentos e de humanização de seus alunos. A pesquisa foi executada
de Janeiro a Março de 2015. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada
contendo cinco perguntas acerca do Construtivismo e da Psicologia Histórico-Cultural. Para análise
dos dados utilizamos como base, a bibliografia pesquisada. Observamos como resultados desse
trabalho, que há falta de conhecimento por parte dos professores a respeito das teorias pedagógicas,
em especial com relação ao construtivismo e a mediação, que é o instrumento da psicologia
histórico-cultural. Nesse sentido, compreendemos que há um prejuízo ao desenvolvimento
intelectual e humano dos alunos, uma vez que seu aprendizado não é norteado por uma prática
concisa, que oriente o processo de ensino aprendizagem.
Descrição:
Benevides, E. B. e S. A importância da mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo do aluno: estudo em uma escola da Cidade de Boqueirão, PB. 2015. 42f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.