UEPB - Repositório Digital

A importância da mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo do aluno: estudo em uma escola da Cidade de Boqueirão, PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Benevides, Emanuella Brito e Silva
dc.date.accessioned 2016-05-06T15:57:29Z
dc.date.available 2016-05-06T15:57:29Z
dc.date.issued 2015-04-08
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9657
dc.description Benevides, E. B. e S. A importância da mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo do aluno: estudo em uma escola da Cidade de Boqueirão, PB. 2015. 42f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é sobre o que pensam alguns professores de uma escola estadual a respeito de suas práticas pedagógicas e sobre a importância da mediação para o desenvolvimento dos seus alunos. Segundo Facci, (2004) a mediação é um processo que envolve uma atuação intencional e sistematizada de transmissão dos conhecimentos pelos professores, levando o aluno a ir além dos conhecimentos cotidianos, incorporando os conhecimentos científicos. O presente trabalho propôs verificar a relação entre a concepção de aprendizagem apresentada pelos professores e sua prática pedagógica no intuito de contribuir para uma melhor compreensão do papel do professor enquanto agente de mediação dos conhecimentos e de humanização de seus alunos. A pesquisa foi executada de Janeiro a Março de 2015. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco perguntas acerca do Construtivismo e da Psicologia Histórico-Cultural. Para análise dos dados utilizamos como base, a bibliografia pesquisada. Observamos como resultados desse trabalho, que há falta de conhecimento por parte dos professores a respeito das teorias pedagógicas, em especial com relação ao construtivismo e a mediação, que é o instrumento da psicologia histórico-cultural. Nesse sentido, compreendemos que há um prejuízo ao desenvolvimento intelectual e humano dos alunos, uma vez que seu aprendizado não é norteado por uma prática concisa, que oriente o processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Guia Rodrigues Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.title A importância da mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo do aluno: estudo em uma escola da Cidade de Boqueirão, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta