Resumo:
Esta monografia trata-se de uma abordagem teórica sobre o tema: Dificuldade na leitura e na escrita nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Professora Maria Jacy Costa. É considerável o número de crianças que não conseguem aprender a ler e escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse problema vai se estendendo aos anos posteriores por conta da falta de continuidade do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Educadores vêm enfrentando o desafio da baixa aprendizagem apresentada pelos alunos desta série, sendo necessário a busca de estratégias, da sistematização de um trabalho que ofereça atividades múltiplas e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e da escrita. Além disso, deve oferecer condições para que essas se tornem efetivamente, uma prática interdisciplinar e intertextual. Ressalta-se uma proposta de ensino de leitura que objetiva o despertar do senso crítico do aluno podendo contribuir positivamente para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Descrição:
QUELÉ, Maria Betânia Monteiro. Dificuldade na leitura e na escrita nas turmas do 4° ano. 2014. 42f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.