Resumo:
A cada dia a internet tem sido considerada um canal de marketing para a comunicação diferenciada entre empresa e cliente. Neste sentido, com o crescimento do número de consumidores conectados à Internet as empresas se motivam a buscarem caminhos para maximizar o marketing boca a boca por meio de ferramentas on-line, como o marketing viral. Neste contexto, este artigo teve como objetivo analisar a influência do marketing viral na decisão de compra dos internautas. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo e bibliográfica, acompanhada de pesquisas exploratória, descritiva e quantitativa. O instrumento utilizado foi um questionário composto por 4 questões voltadas para o perfil dos pesquisados e vinte e cinco relacionadas às 4 dimensões, a saber: tecnológica, psicológica, social e mix de marketing. Para mensurar os resultados da pesquisa utilizou-se a escala Likert, adaptada para três categorias: concordância, neutralidade e discordância. A pesquisa foi feita com usuários de redes sociais em novembro e dezembro de 2014. Nos resultados verificou-se que os índices de concordância foram predominantes, mas é necessário investir nas dimensões apresentadas, para que a influência que o Marketing Viral possui venha aumentar e assim os clientes possam efetivar suas compras.
Descrição:
PIRES, M. C. Análise referente ao poder do marketing viral na decisão de compra dos internautas. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]