Resumo:
O presente trabalho estuda a ligação da Alegoria da Caverna de Platão com o
processo de emancipação do ensino-aprendizagem, enfatizando a conscientização
social e política da educação democrática. Dentro da problemática busca-se
entender o processo emancipatório de ensino-aprendizagem comparado a Alegoria
da Caverna. Esse trabalho foi elaborado como forma de enriquecer a educação
atual, por isso tem como objetivo mostrar como a Alegoria da caverna está vinculada
a educação. Torna-se fundamental entender o pensamento do educador no sistema
educacional, como também a conscientização social e política em uma educação
democrática, a partir de referências bibliográficas que irão enriquecer esse trabalho.
Descrição:
SILVA, Geina Emília Germano da. "Alegoria da Caverna" de Platão: o papel do educador e o processo de emancipação. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]