Resumo:
O programa de Fátima Bernardes, apresentado pela Rede Globo, busca promover um grande “encontro” ao vivo, uma junção de humor, notícia, informação, cultura.Isso contando com a participação do público que interferena dinâmica da atração, opinando e interagindo com a apresentadora e seus convidados. Aspectos importantes como a linguagem verbal, não verbal enquetes e cenário são disponibilizados para atrair o público, destacando a participação dos convidados na abordagem dos temas em pauta e a presença de especialistas em diferentes áreas, mediados pela apresentadora, que busca tornar claros os diversos conceitos debatidos. Para uma aproximação com esse programa, este artigo analisa duas edições, destacando a análise temática como opção metodológica, procedimento pertencente à análise de conteúdo. Os resultados indicam que a popularidade é consequência da mistura de entretenimento e informação produzindo uma atração sempre atenta às demandas da audiência.
Descrição:
CARDOSO, A. de M. A interação na tela da TV: entretenimento e jornalismo no Programa Encontro da Rede Globo. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]