Resumo:
O presente artigo discorre sobre parceirização público-privado na gestão educacional,
considerando duas parcerias firmadas entre redes de educação pública e as empresas
privadas Instituto Ayrton Senna e Camargo Correia, com o Sistema de Gestão
Integrado implementado no Município de Campina Grande/PB. Discute a efetivação
destas parcerias, bem como seus benefícios e desvantagens no contexto de redefinição
do Estado a partir do Neoliberalismo e dos custos sociais que tal política tem
acarretado à sociedade. Privilegia como procedimento teórico-metodológico a análise
documental, tomando como referência empírica dois artigos publicados sobre a
temática, disponíveis na internet, que são de autoria de alunas e de uma professora da
Universidade Federal de Campina Grande/PB, a saber: “A educação como alvo do
terceiro setor: Instituto Ayrton Senna”, de Paula Cristina Silvestre e Patrícia Alves
Queiroga (SILVESTRE e QUEIROGA, 2014) e "O Sistema de Gestão Integrado (SGI):
instrumento de instauração do gerencialismo na escola pública” , de Sonayra da Silva
Medeiros e Melânia Mendonça Rodrigues (MEDEIROS e RODRIGUES, 2014).
Conclui que, apesar do discurso de solidariedade, gestão autônoma e descentralização,
promovido pelo neoliberalismo, ainda são usadas antigas práticas de centralismo e
desvio de responsabilidade no tocante ao direito à educação que deve ser garantido pelo
Estado. Antes praticada pelo Estado agora controlada pelo setor privado. Conclui, ainda,
que as parcerias não têm conseguido uma efetivação na melhoria da qualidade do
ensino e não têm promovido modificações importantes nas estruturas gerenciais e
organizacionais das escolas.
Descrição:
ANDRADE, A. M. de. Gestão educacional na complexa relação entre o público e o privado. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.