UEPB - Repositório Digital

The climbing of the apprenticeship: feedback as a motivational tool in the english learning process for foreign language students

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Priscila do Nascimento
dc.date.accessioned 2016-06-06T19:05:16Z
dc.date.available 2016-06-06T19:05:16Z
dc.date.issued 2016-05-06
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9985
dc.description Fernandes, P. do N. The climbing of the apprenticeship: feedback as a motivational tool in the english learning process for foreign language students. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Um dos grandes problemas enfrentados por alunos adultos iniciantes em uma Escola de Idiomas em Campina Grande, Paraíba, é permanecer motivado a continuar o aprendizado de Inglês após o primeiro semestre de um curso. Sendo Inglês a primeira língua de um Mundo Globalizado, sua aquisição se torna essencial para muitas pessoas e elas apresentam muitas razões para aprender a Língua. Este artigo traz discussões acerca de como professores de Inglês como Língua Estrangeira podem motivar seus alunos através da prática de Feedback. Os objetivos específicos desta pesquisa estão estabelecidos da seguinte forma: (i) analisar a prática de Feedback do pesquisador, (ii) observar o desenvolvimento de dois alunos iniciantes de Inglês, e (iii) identificar seu nível de motivação após o conhecimento de seu progresso como resultado da prática de Feedback. As discussões sobre a prática de Feedback são trazidas neste trabalho sob a perspectiva de Kulhavy and Wager (1993), Mory (2004), dentre outros estudiosos. Este artigo refere-se à Global Scale of English (GSE), uma escala desenvolvida pela Pearson (2015), e seus objetivos de aprendizagem como um importante aliado à prática de Feedback. À luz de Dornyei (1998, 2001, 2014) e da perspectiva de outros teóricos, esta pesquisa desenvolve o entendimento de como a motivação trabalha no processo de ensino-aprendizagem. A análise feita neste artigo foi desenvolvida em uma Escola de idiomas de Campina Grande, Paraíba, com duas alunas, adultas e iniciantes de Inglês, sendo a própria pesquisadora, a professora dessas alunas. Durante o tempo de ensino e observação, a pesquisadora analisou o progresso das alunas quanto à aquisição da Língua Inglesa e seu nível de motivação no decorrer do curso. Como resultado dos estudos feitos nós concluímos que a motivação dos alunos pode ser um produto do trabalho de Feedback e os benefícios que este trabalho traz pode ser percebido qualitativamente, não apenas pelo professor, mas também pelo aluno. Esta pesquisa é dirigida a professores de Inglês como Língua estrangeira de alunos adultos iniciantes que almejam ajudar seus alunos a alcançar seus objetivos, vencendo suas dificuldades em relação ao aprendizado da língua. Se para alguns alunos iniciantes a ideia de se tornar fluentes em Inglês pode ser tão distante quanto o topo de uma montanha, o Feedback do professor pode ser a corda que eles precisam para alcançá-lo. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ajudar o professor a atuar desta maneira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Telma Sueli Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Feedback pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.title The climbing of the apprenticeship: feedback as a motivational tool in the english learning process for foreign language students pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta