Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10438
Título: Crenças sobre o uso do livro didático de língua inglesa: estudo de caso com uma professora de Ensino Médio
Autor(es): Francisco, Luciana da Silva
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Livro Didático
Ensino Aprendizagem
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral investigar a relação existente entre crenças de uma professora de língua inglesa sobre o livro didático (LD) e sua utilização em sala de aula, tendo como ponto de partida o pressuposto teórico de que as crenças norteiam, de alguma forma, o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (BARCELOS, 2003, 2006, 2011; PERINA, 2002; COELHO, 2005; LIMA, 2005). Para isso, apresentamos como objetivos específicos: i) analisar como o LD é usado por uma professora de língua inglesa em suas aulas numa turma de ensino médio; ii) verificar a proposta pedagógica do LD utilizado pela professora colaboradora deste estudo; iii) identificar as crenças da professora sobre o papel do LD em suas aulas de língua inglesa. Além do suporte teórico voltado para as questões sobre crenças, nos apoiamos nas contribuições teóricas de Edmundson (2004), Ramos (2009), Paiva (2009), dentre outros, sobre o papel do livro didático em aulas de língua inglesa. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi o estudo de caso de natureza qualitativa, no qual utilizamos como instrumentos de coleta de dados anotações feitas sobre as aulas observadas, a análise do próprio LD e um questionário aplicado com a professora colaboradora. Os resultados sugerem que a motivação da professora de língua inglesa para usar o LD em suas aulas surge, de fato, de suas crenças e que essas parecem influenciar de forma significativa o processo de ensino- aprendizagem da língua-alvo.
Descrição: Francisco, L. da S. Crenças sobre o uso do livro didático de língua inglesa: estudo de caso com uma professora de Ensino Médio. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10438
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana da Silva Francisco.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.