Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11269
Título: Língua e interação: contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de língua portuguesa
Autor(es): Azevêdo, Poliana Andrade
Palavras-chave: Análise dialógica do discurso
Ensino de língua portuguesa
Leitura
Escrita
Data do documento: 4-Dez-2015
Resumo: Este artigo se dedica a apresentar os pressupostos acerca da Análise Dialógica do Discurso, subsidiando-se dos aportes teóricos advindos de Almeida (2013); Bakhtin (2011; 2009; 2008); Fiorin (2006); dentre outros. Constituem-se objetivos da pesquisa: investigar as contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de Língua Portuguesa ; identificar as concepções de linguagem, leitura e escrita nos documentos oficiais parametrizadores do ensino de língua, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000) e; mostrar a relevância dos estudos da Análise Dialógica do Discurso para a formação de sujeitos conscientes de suas práticas dentro e fora do âmbito escolar. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que o pensamento bakhtiniano é essencial para a compreensão da língua e de suas relações dialógicas e este pensamento verificamos nos fragmentos analisados dos documentos oficiais. Nesse sentido, entendemos que a relação da Análise Dialógica do Discurso e do ensino de língua se justifica pela ação contributiva de entender as questões relacionadas à aprendizagem da língua como cada vez mais sociais, interativas e dinâmicas.
Descrição: AZEVÊDO, P. A. Língua e interação: contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de língua portuguesa. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11269
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Poliana Andrade Azevêdo.pdf10.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.