Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11765
Título: O processo de inclusão e a sala de recursos multifuncionais numa escola estadual de Campina Grande - PB
Autor(es): Araújo, Vera Lúcia Oliveira de
Palavras-chave: Educação inclusa
Sala de recursos multifuncionais
Atendimento educacional especializado
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: Educação inclusiva é uma temática que vem sendo bastante discutida, sobretudo diante dos desafios e dúvidas que surgem para viabilizar a inclusão de pessoas com alguma deficiência em escolas regulares. Não é difícil perceber as dúvidas, a falta de recursos humanos e materiais, bem como a resistência de algumas pessoas quando se trata de assumir de fato uma escola inclusiva. Partindo dessas reflexões, este trabalho teve como objetivo central: analisar de que forma é oferecida a educação inclusiva no âmbito da sala de recursos multifuncionais, diante das garantias do atendimento educacional especializado. O lócus de estudo foi uma escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Campina Grande-PB, tendo como foco principal a Sala de Recursos Multifuncionais. Utilizamos o método de pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturadas formal e informal, observação, fotos, leituras de documentos e referências bibliográficas. Como aporte documental, Declaração de Salamanca (1994), Leis de Diretrizes e Base Nacional (1996). Para referências bibliográficas lemos Sassaki (2005), Mantoan (2003), entre outros. Na observação analisamos os atendimentos na sala de recursos, além de verificarmos as dificuldades encontradas na instituição para lhe dar com o processo de educação inclusiva. Os resultados revelam que existe uma carência em reconhecer o projeto que orienta o funcionamento da sala de recursos multifuncionais por parte dos professores da sala regular, e o que é de fato uma educação inclusiva. Contudo, concluímos que a instituição busca atender a proposta de educação inclusiva, mas ainda existem alguns obstáculos a serem superados para que possa realiza-la conforme as leis que regem a proposta inclusiva.
Descrição: ARAÚJO, V. L. O de. O processo de inclusão e a sala de recursos multifuncionais numa escola estadual de Campina Grande - PB. 2016. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11765
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VERA LÚCIA OLIVEIRA DE ARAÚJO.pdf2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.