Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13995
Título: O voto obrigatório e as perspectivas de adoção do voto facultativo à luz do ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Batista, Ana Flávia Lima da Rocha
Palavras-chave: Voto Obrigatório
Voto Facultativo
Democracia
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo objetiva esclarecer a existência do voto obrigatório no ordenamento jurídico brasileiro e a possibilidade de adoção do voto facultativo por tal legislação. Assim, disserta o trabalho sobre a democracia e suas várias concepções, a cidadania e o sufrágio como essenciais ao exercício dos direitos políticos, a atuação do poder constituinte reformador, as consequências do voto obrigatório para a política nacional, bem como a possibilidade de adoção do voto facultativo no Brasil a luz do direito comparado. Os referidos tópicos são analisados sob a perspectiva de implementar a facultatividade de exercício do voto e apontar os principais argumentos que norteiam essa temática no intuito de demonstrar sua viabilidade prática e relevância para a evolução do sistema político brasileiro.
Descrição: BATISTA, A. F. da R. O voto obrigatório e as perspectivas de adoção do voto facultativo à luz do ordenamento jurídico brasileiro. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13995
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Flávia Lima da Rocha Batista.pdfAna Flávia Lima da Rocha Batista869.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.