Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17138
Título: A legislação ambiental e minerária como meio de minimizar os impactos da poluição causada pelos resíduos da mineração do caulim no seridó paraibano
Autor(es): Lima, Joildo César Rodrigues de
Palavras-chave: Direito Ambiental
Mineração
Caulim
Data do documento: 8-Jun-2011
Resumo: Este estudo propõe discutir sobre os impactos socioambientais causados pelos resíduos do caulim na Região do Seridó Paraibano e busca elencar os meios de minimização dos danos ao ambiente causados pela mineração, via subsídios determinados pelas legislações ambiental e minerária e ações que visem contribuir com a sustentabilidade ambiental com a percepção da realidade ambiental que fomente as mudanças necessárias para evitar a degradação do meio ambiente. Tratando a problemática via revisão de literatura e pesquisa bibliográfica sobre o tema. O caulim é um tipo de argila constituída principalmente por caulinita, utilizada na fabricação de papel, tinta, porcelana, cosméticos, dentre outras. Na extração e beneficiamento desse minério ocorre à dispersão no ar pela ação dos ventos de agentes ambientais poluidores, gerando pós e fumaças, que dispersão alumínio (Al), ferro (Fe), zinco (Zn) e ácidos sulfúricos que elevam o pH, afetando a vegetação e fauna local. O rejeito do caulim é geralmente descartado em campo aberto próximo a riachos, causando prejuízos ambientais e econômicos resultante da ação poluidora desse resíduo. Buscando o manejo e sustentabilidade do ambiente o Brasil visando minimizar os impactos negativos causados pela mineração tem uma legislação avançada e severa, que determina orienta a forma de exploração do caulim, pela Lei nº 6.938/1981 – que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA); o Código de Minas; a Lei nº 4.771/1965 - Código Florestal; a Lei nº 9.605/1988 – Crimes Ambientais; a Lei nº 9.795/1999 - Política Nacional de Educação Ambiental (PNAE); o Decreto Lei nº 97.632/1989 determina que os empreendimentos que exploram os recursos minerais deverão submeter seus projetos de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) avaliados por órgãos federais, estaduais ou municipais. E diversas Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Mas a legislação ambiental conflita com a Legislação Mineral de 1967 e os órgãos regionais de fiscalização, não estão bem estruturados e os órgãos estaduais não têm a qualificação profissional exigida. Fatos agravados pela atuação na área ambiental do Ministério Público que busca preencher os vazios deixados pelos órgãos fiscalizadores.
Descrição: LIMA, Joildo César Rodrigues de. A legislação ambiental e minerária como meio de minimizar os impactos da poluição causada pelos resíduos da mineração do caulim no seridó paraibano. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17138
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joildo César Rodrigues de Lima.pdf15.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.