Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17351
Título: A responsabilidade tributária dos grupos econômicos: uma análise sob a ótica do art. 124, i do CTN e do instituto da desconsideração da personalidade jurídica
Autor(es): Brasil, Leonardo Cordeiro
Palavras-chave: Solidariedade Tributária
Patrimônio de Afetação
Direito Tributário
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar a responsabilidade tributária dos grupos econômicos, entidades compostas por uma pluralidade de sociedades cuja presença vem se expandindo cada vez mais no mercado brasileiro. Tendo em mente a relevância cada vez maior que tais agentes econômicos possuem na realidade nacional, é urgente a necessidade de traçar um panorama sobre as possibilidades de responsabilização dos integrantes do conglomerado pelos débitos decorrentes da atividade de uma pessoa jurídica coligada. Deste modo, pretende-se primeiramente compreender a responsabilização tributária em sua origem, suas características e aplicações. Em seguida, um estudo pormenorizado das operações envolvendo empresas coligadas, com um enfoque sobre a definição do que constitui um grupo econômico e a identificação de suas características. Por fim, será analisada a aplicabilidade do art. 124, I do CTN, em referência à solidariedade tributária e a aplicabilidade da desconsideração da personalidade jurídica prevista no art. 50 do Código Civil. Em seguida, será empreendida uma análise jurisprudencial, sobretudo acerca do posicionamento atual do STJ. Por fim, serão ponderados referenciais empíricos pautados na atuação dos órgãos arrecadatórios. Com o estabelecimento da relação entre os dois pontos e delimitação, sob um ponto de vista metodológico apresentado, busca-se vislumbrar as possibilidades de afetação patrimonial de um grupo de sociedades na cobrança de créditos tributários.
Descrição: BRASIL, Leonardo Cordeiro. A responsabilidade tributária dos grupos econômicos: uma análise sob a ótica do art. 124, i do CTN e do instituto da desconsideração da personalidade jurídica. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17351
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Cordeiro Brasil.pdf10.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.