Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17364
Título: Embriaguez ao volante e o reflexo da “Lei Seca” nos acidentes de trânsito
Autor(es): Carvalho, Fernando Barboza de
Palavras-chave: Lei Seca
Embriaguez no Transito
Código de Trânsito Brasileiro
Data do documento: 30-Abr-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os reflexos trazidos pela elaboração das políticas públicas das chamadas Leis Secas no trânsito brasileiro, para isso adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, através do estudo de diversos trabalhos sobre o tema em debate, promovendo uma análise pormenorizada do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que endureceu as penas previstas para os motoristas que dirigem embriagados, com o objetivo de reduzir o índice elevado de acidentes de trânsito causados por esse tipo de infração. Assim, dar-se-á o estudo primeiramente perpassando pela evolução histórica da legislação de trânsito no Brasil; seguindo por como a embriaguez vem sendo tratada no Código de Trânsito Brasileiro, seu conceito, e as alterações legislativas que buscaram incorporar os anseios da sociedade no sentido de reduzir os acidentes causados por motoristas embriagados, desse modo, analisar-se-á o novo art. 306 do CTB, estabelecido pelo última reforma promovida pela Lei 12.760/2012, e a embriaguez ao volante e, para finalizar, o reflexo da “Lei Seca” nos acidentes de trânsito.
Descrição: CARVALHO, Fernando Barboza de. Embriaguez ao volante e o reflexo da “Lei Seca” nos acidentes de trânsito. 2013. 38f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processo Penal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17364
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Barboza de Carvalho.pdf10.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.