Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18219
Título: A música na vida de Gabmar Cavalcanti: a música como instrumento de inclusão social para a pessoa cega
Autor(es): Cavalcanti, Edyronia Wanderley
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação musical
Deficiência visual
Data do documento: 6-Fev-2019
Resumo: O presente artigo tem como tema a música na vida de Gabmar Cavalcanti, músico que ficou cego desde os três anos de idade, nascido e residente na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. O objetivo principal deste estudo é discutir a importância da música no processo de inclusão de uma pessoa cega. Assim, remetemos a uma discussão sobre a importância da música como instrumento de inclusão, em especial, de pessoa cega. Para tanto, a presente pesquisa teve um cunho qualitativo, realizada através de documentos, leitura de artigos, livros e registros fotográficos. Buscamos também materiais fornecidos pela família do referido músico e depoimentos de membros da família. Os resultados mostraram que, em se tratando de pessoas com necessidades especiais, a música é um facilitador da comunicação, seja qual for a deficiência. A música foi o meio pelo qual o músico Gabmar Cavalcanti conseguiu sua própria inclusão numa sociedade preconceituosa e que, frequentemente, subestimou o seu potencial. A pesquisa revelou ainda que a linguagem musical ajudou o músico desde pequeno a desenvolver mais rapidamente sua cognição. Assim, concluímos que a música proporciona um desenvolvimento completo do ser humano, e em relação à pessoa cega, ela ajuda a expressar sentimentos e o torna um ser mais crítico e autônomo, proporcionando assim, um processo mais rápido para sua inclusão na sociedade.
Descrição: CAVALCANTI, E. W. A música na vida de Gabmar Cavalcanti: a música como instrumento de inclusão social para a pessoa cega. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18219
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EDYRONIA WANDERLEY CAVALCANTI.pdf731.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.