Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21402
Título: Alfabetização, letramento e ensino: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Costa, Karla Regiane Vieira
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Formação de professores
Alfabetização
Letramento
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Nos últimos anos, esforços têm sido empreendidos para que os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos se vejam envolvidos em práticas escolares atentas à diversidade cultural e à riqueza da pluralidade que compõem o povo brasileiro. Tais posturas dos professores, na maioria das vezes, estão relacionadas mais à sensibilidade do que a uma formação apropriada para o exercício de suas atividades. O presente trabalho toma por base estudos desenvolvidos no campo da educação de jovens e adultos, tais como apresentados por Amorim (2007), Di Pierro (2005), Freire (1983), Haddad (2001), e tem por objetivo analisar as contribuições do Curso de Extensão Alfabetização e Letramento em Educação de Jovens e Adultos, ofertado pela Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período de junho de 2016 a junho de 2017, Campus I, Campina Grande. A investigação teve como foco refletir sobre a função social e pedagógica da formação oportunizada por cursos de formação continuada dessa natureza e as contribuições que trazem para a área de conhecimento e atuação dos envolvidos na educação profissional integrada à educação permanente de pessoas jovens e adultas. Caracteriza-se, nessa perspectiva como uma pesquisa qualitativa com base exploratória, tendo como sujeitos cursistas do curso de extensão. A investigação mostrou que tais formações são relevantes e contribuem para que os envolvidos atuem em suas áreas com maior compreensão sobre os sujeitos e maior competência no desenvolvimento da suas práticas.
Descrição: COSTA, K. R. V. Alfabetização, letramento e ensino: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2019. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21402
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KARLA REGIANE VIEIRA COSTA.pdf532.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.