Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22323
Título: O Princípio da Segurança Jurídica e o Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação do Município de Juazeirinho-PB
Autor(es): Cadete Segundo, Fernando de Medeiros
Palavras-chave: Princípios Jurídicos
Segurança Jurídica
Conselho municipal de educação
Regimento Interno
Data do documento: 20-Ago-2020
Resumo: Este estudo teve como objetivo explicar a necessidade da aplicação do princípio da segurança jurídica entre as normas do regimento interno do Conselho Municipal de Educação do município paraibano de Juazeirinho. Contextualizou-se a normatividade dos princípios jurídicos e se esclareceu o conteúdo, a previsão constitucional e legal, e o acolhimento jurisprudencial do princípio da segurança jurídica. A democracia e a autonomia do município como ente federativo foram articuladas para fundamentar a participação popular nos Conselhos de Educação. Após breve exposição do histórico dos Conselhos de Educação no Brasil, foram apresentadas as leis municipais relacionadas à criação do Sistema Municipal de Ensino e do Conselho Municipal de Educação de Juazeirinho. Por fim, analisou-se as normas do regimento interno do Conselho Municipal de Educação de Juazeirinho, em que se verificou a ausência de aplicação do princípio da segurança jurídica, concluindo que aquelas normas são incompletas, insuficientes, confusas e contraditórias a dispositivos de lei. Também, concluiu-se que, em virtude da mencionada não aplicação do princípio, há tendência significativa de que o Conselho Municipal de Educação, ao invés de figurar como verdadeira instância de poder popular, quede-se mero confirmador de vontades forjadas nos círculos tradicionais de poder, alijando a participação da comunidade escolar e perpetuando interesses alheios ao interesse comum.
Descrição: CADETE SEGUNDO, Fernando de Medeiros. O princípio da segurança jurídica e o regimento interno do conselho municipal de educação do município de Juazeirinho-PB. 2020. 86p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22323
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FERNANDO DE MEDEIROS CADETE SEGUNDO.pdfPDF - FERNANDO DE MEDEIROS CADETE SEGUNDO5.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - TERMO DE DEPÓSITO - FERNANDO DE MEDEIROS CADETE SEGUNDO.pdfPDF - TERMO DE DEPÓSITO - FERNANDO DE MEDEIROS CADETE SEGUNDO1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.