Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23689
Título: O gênero canção no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise didática do Livro Alive!
Autor(es): Silva, Priscila Mércia Batista da
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Sociointeracionismo
Livro didático
Gênero canção
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma as propostas de atividades com o gênero canção no livro didático (LD) Alive! (MENEZES et al, 2012) podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa numa perspectiva sociointeracionista. Para isto, estabelecemos como objetivos específicos: (i) descrever algumas atividades com o gênero canção presentes no LD Alive! e as orientações dadas no manual do professor do referido livro; e (ii) verificar de que forma as atividades e orientações descritas valorizam o gênero canção como instrumento motivador e significativo no processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa. Realizamos nossa análise, sobretudo, à luz da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky (2010) para o ensino de línguas, bem como com base nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Como metodologia de pesquisa, realizamos uma análise didática e documental do livro Alive!, destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, por incluir seções específicas, em cada unidade, para o trabalho com gênero canção. Constatamos, ao final, que o livro Alive! parece ter inovado em sua proposta pedagógica, desde o ano de 2012, ao inserir o gênero canção em sua proposta didática e que as atividades apresentadas, apesar de alguns ajustes necessários, parecem favorecer a interatividade discursiva e social necessária ao processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.
Descrição: SILVA, P. M. B. da. O gênero canção no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma análise didática do Livro Alive! 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23689
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PRISCILA MÉRCIA BATISTA DA SILVA.pdfPDF - Priscila Mércia Batista da Silva1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de Depósito388.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.