Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23914
Título: Conselho Municipal de Educação: democratização do ensino e qualidade da educação na cidade de Dona Inês-PB
Autor(es): Costa, Maria das Vitórias Santos Silva
Palavras-chave: Participação social
Democratização e políticas públicas
Conselho Municipal de Educação
Qualidade da educação
Data do documento: 27-Mai-2021
Resumo: Os conselhos municipais de educação podem trazer importantes contribuições para a melhoria da qualidade do ensino. Neste sentido, o presente trabalho objetivou investigar as ações do conselho municipal de educação da cidade de Dona Inês (CME), relacionando o exercício efetivo de suas funções ao aumento da qualidade da educação ofertada e enfocando a participação social como mecanismo de democratização da gestão pública municipal. A pesquisa realizada tem abordagem qualitativa com levantamentos in lócus e documental, no período de 2006-2020. O aporte teórico considerou as obras de: RUA (1998), CALDERÓN & MARIM (2002), GONH (2006) e SCALON (2011) que tratam sobre a participação social e políticas públicas e MOREIRA (2003), CURY (2006), BORDIGNON (2009) e MOURA e SILVA (2011) que discutem sobre o papel dos conselhos de educação. A análise foi construída a partir do conteúdo normativo (leis municipais, regimento interno, pareceres e resoluções do CME), enfocando o CME em termos de: a composição, atribuições, estrutura, organização, funcionamento e as possibilidades de se constituírem espaços democráticos de participação. Com base nos documentos analisados, podemos afirmar que: as ações promovidas por esse órgão como citadas anteriormente em termos microssociais interferiram direta e positivamente para o aumento da qualidade da educação ofertada no município, uma vez que possibilitaram estabelecer normas e traçar importantes estratégias para o enfrentamento das dificuldades educacionais locais, promovendo o trabalho articulado entre conselho de educação, gestão das escolas, conselhos escolares e outros órgãos ligados a diferentes setores do município como saúde, assistência social, conselho tutelar, entre outros, sempre buscando a garantia da efetivação dos direitos dos estudantes. Diante disso concluímos que, a democratização da gestão pública local passa pela instauração de um processo em que o CME tem funções vitais e exige enfrentar diversos desafios para que se conquiste uma educação de qualidade, garantindo o acesso e a permanência a todos os estudantes nas escolas.
Descrição: COSTA, M. das V. S. S. Conselho Municipal de Educação: democratização do ensino e qualidade da educação na cidade de Dona Inês-PB. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23914
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Das Vitórias Santos Silva CostaPDF - Maria Das Vitórias Santos Silva Costa568.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito128.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.