Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29311
Título: Responsabilidade civil acidentária nas relações de trabalho intermediado por plataformas digitais
Autor(es): Ramos, Celton Porto
Palavras-chave: Plataforma digital
Uberização
Responsabilidade civil
Data do documento: 5-Mai-2023
Resumo: Este trabalho compreende o estudo da relação de trabalho e das consequências para o instituto da responsabilidade civil na relação existente entre as plataformas digitais e os trabalhadores a elas vinculadas, que desempenham o papel de entregadores e transportadores. Diante do cenário de expansão das plataformas digitais e do significativo número de trabalhadores que utilizam tais mecanismos como instrumento de trabalho e sustento, analisa-se a possibilidade da participação de plataformas digitais na responsabilização civil objetiva em razão de danos causados, por acidentes de trabalho, ao trabalhador que realiza os serviços viabilizados pelas respectivas plataformas, à luz de precedentes da Justiça do Trabalho e da compreensão de estudiosos do Direito. Inicialmente, têm-se a análise do fenômeno da uberização do trabalho como elemento consequente do desenvolvimento tecnológico e próprio do sistema capitalista do século XXI; faz-se o estudo da ascensão informacional e dos impactos trazidos ao mundo do trabalho; investiga-se os posicionamentos acerca da existência ou da negação do vínculo empregatício e das consequências que tal constatação traz para a reparação indenizatória; e por último verifica-se a possibilidade de responsabilização objetiva das plataformas digitais em razão dos danos causados aos trabalhadores. Conclui-se que, a despeito de inexistir regulamentação própria, no ordenamento jurídico pátrio há mecanismos capazes de lidar com a reparação indenizatória e aptos a resguardar a saúde e segurança laborais nessa nova forma de exploração do trabalho, até que sobrevenha a devida regulamentação.
Descrição: RAMOS, Celton Porto. Responsabilidade civil acidentária nas relações de trabalho intermediado por plataformas digitais. 2023. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29311
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Celton Porto Ramos.pdfTCC - Celton Porto Ramos.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf201.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.