Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29407
Título: A importância dos jogos químicos para o ensino médio
Autor(es): Ferreira, Ana Cristina Moreira
Palavras-chave: Atividades lúdicas
Ensino de Química
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O presente trabalho consiste em discutir a importância de atividades lúdicas e sua utilização como alternativas pedagógicas no ensino de Química na sala de aula, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O tema escolhido se deu a partir de experiências vividas com alunos durante um projeto de extensão da CAPES, onde se percebeu as dificuldades em compreender os conteúdos de Química e suas carências por aulas diferenciadas. Os jogos "Dominó da Química" e "Batalha Química" foram adaptados da sua forma original e utilizados como uma sugestão metodológica motivadora da aprendizagem dos conteúdos: "sistemas, substâncias puras, misturas e processos de separação de misturas", utilizando materiais simples e de fácil acesso. Esses jogos mostraram ser uma ferramenta muito útil, despertando o interesse, concentração e pensamento crítico dos alunos. A pesquisa foi alcançada através de um levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo com abordagens quanti-qualitativa. Os jogos confeccionados foram aplicados a um grupo de alunos do 1º Ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco de Sá Cavalcante na cidade de Paulista - PB, no turno matutino, com o intuído de proporcionar uma metodologia inovadora e atraente, pois a principal causa da desmotivação dos alunos é quase sempre acarretada pela metodologia tradicional adotada pelos professores. Os resultados obtidos nessa pesquisa mostraram que os jogos possuem uma grande função educativa, favorecendo o interesse do aluno em desenvolver sua criatividade e resgatando sua aprendizagem de maneira significativa e descontraída.
Descrição: FERREIRA, A. C. M. A importância dos jogos químicos para o ensino médio. 2015. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29407
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Cristina Moreira FerreiraTCC - Ana Cristina Moreira Ferreira13.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito283.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.