Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7897
Título: Aquisição da leitura e escrita: reflexões sobre a prática na visão sóciointeracionista
Autor(es): Alves, Rita de Cássia Rangel
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Aprendizagem
Concepção Sóciointeracionista
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal enfatizar a concepção sóciointeracionista da aprendizagem para o processo de aquisição da leitura e da escrita, além de ser resultado de uma pesquisa de ordem qualitativa e bibliográfica baseada no desenvolvimento das relações de ensino e aprendizagem da leitura e escrita com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Particular de Campina Grande PB. Além dos aspectos descritivos, houve uma busca por referenciais teóricos que puderam fundamentar e orientar a pesquisa, com autores que possuem suas obras voltadas para a área de estudo trabalhada, partimos primeiramente para um levantamento histórico da aquisição da leitura e da escrita na humanidade e no Brasil com estudiosos a exemplo de Cagliari (2009), Azevedo(2007), Kilian e Cardoso (2012), seguimos com as teorias voltadas à aquisição da língua por parte das crianças contando com autores como Melo (1999), Leffa (1996), Martelotta (2009),entre outros e por fim fizemos um enfoque nas nossas práticas de ensino da língua escrita na visão sóciointeracionista fazendo uma relação recíproca entre práxis e teorias partindo de Rangel (2005), Silva (2000), Coelho (2000) e Cunha (2012). Afirmamos partindo dos referenciais abordados aliados à prática, que as crianças aprendem a ler e escrever efetivamente através não apenas de suas capacidades físicas e maturacionais cognitivas, mas que a qualidade de suas interações sociais é capaz de estimular seu conhecimento, sendo necessária uma intervenção por parte da escola e do professor para que a aprendizagem seja realmente significativa.
Descrição: Alves, R. de C. R. Aquisição da leitura e escrita: reflexões sobre a prática na visão sóciointeracionista. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7897
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia Rangel Alves.pdfRita de Cássia Rangel Alves1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.