Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8571
Título: A formação dos profissionais da educação infantil: uma prática diferente da teoria e longe das políticas públicas na escola Dep. José Mariz da rede municipal de ensino de Conde/PB
Autor(es): Silva, Ana Lúcia de Oliveira
Palavras-chave: Educação infantil
Educar/cuidar
Docentes
Data do documento: 30-Jan-2016
Resumo: Este trabalho é resultado do estudo investigativo qualitativo da prática docente das profissionais que atuam na Educação Infantil. Foi realizado na Escola José Mariz no município de Conde – PB. O objetivo foi analisar a prática docente destas profissionais e suas concepções acerca da educação infantil, bem como, as contribuições dessa prática no desenvolvimento das crianças. Com base em estudos de importantes teóricos que abordam e fundamentam a prática pedagógica como fazer fundante e estruturante no processo ensino aprendizagem, partindo desses pressupostos, apoio-me e reflito sobre a prática docente na educação infantil; fazendo uma leitura analítica para a pesquisa de campo. Como procedimento metodológico, o campo empírico do meu estudo foi em uma instituição da rede pública de ensino, delimitando o campo de trabalho em duas salas de aulas. A análise dos dados apontou que possivelmente a prática de uma das professoras está baseada numa concepção sócio interacionista com diferentes estratégias de aprendizagem e favorece o desenvolvimento das crianças nessa etapa da Educação Básica, enquanto, observei que a outra profissional devido à ausência de um perfil adequado não estar correspondendo ao processo indissociável que é Educar/Cuidar.
Descrição: SILVA, Ana Lúcia de Oliveira. A informação dos profissionais da educação infantil: uma prática diferente da teoria e longe das políticas públicas na escola Dep. José Mariz da rede municipal de ensino de Conde/PB. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8571
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lúcia de Oliveira Silva.pdf7.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.