Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9104
Título: Leitura e ensino: o que dizem professoras de língua portuguesa?
Autor(es): Silva, Carmilucia Morais Souto da
Palavras-chave: Leitura
Ensino de Leitura
Prática de Ensino
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: Consideramos as aulas de língua materna como um espaço para diferentes leituras e construção de sentidos que possibilitam, no contexto didático, o desenvolvimento de habilidades leitoras dos alunos a partir da interação com os diversos gêneros discursivos que circulam em nosso meio social. Sob esta ótica, o presente trabalho pretende: identificar as concepções sobre a leitura e ensino de leitura convocadas por professoras de língua portuguesa em atividade e refletir sobre o ensino de leitura no contexto do ensino contemporâneo de língua portuguesa. Do ponto de vista metodológico, elaboramos e aplicamos um questionário com três professoras de língua portuguesa. Em se tratando de fundamentação teórica, tivemos contribuições de referências como Orlandi (1998), Kleiman (2007), Kock e Elias (2010), dentre outras. As reflexões obtidas através das respostas fornecidas por meio do questionário aplicado nos permitiram identificar distanciamentos entre o que as professoras entendem como leitura e como ensino de leitura, uma vez que verificamos que, muitas vezes, elas entendem a leitura enquanto atividade de interação entre autor, texto e leitor, mas seus relatos sobre as metodologias de ensino de leitura revelam ações didáticas tradicionais que evidenciam um descompasso entre teoria e prática.
Descrição: Silva, Carmilucia Morais Souto da. Leitura e ensino: o que dizem professoras de língua portuguesa?. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9104
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carmilucia Morais Souto da Silva.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.