Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9129
Título: Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática
Autor(es): Tavares, João Paulo Aguiar
Palavras-chave: Fucionalismo
Transitividade Formal
Ensino
Língua Portuguesa
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho vem refletir sobre o ensino de língua materna, pois cada vez mais há uma necessidade de elaborar metodologias tendo um ensino pautado nas práticas sociais que proporcionará a análise e compreensão do texto dentro de um contexto, opondo-se ao ensino dedutivo, ou seja, o ensino de gramática normativa, descontextualizado, de frases isoladas desvinculadas dos sentidos do texto. Diante disso, temos como objetivos refletir sobre gramática, interação e ensino de língua materna e apresentar uma proposta didática a ser desenvolvida no ensino médio da educação básica acerca da transitividade verbal. Assim, a justificativa parte da necessidade de apresentar uma proposta didática que se vincule a concepção sociointeracionista: uma proposta que tenha como finalidade desenvolver no aluno competências de leitura e escrita, consistindo em um ensino reflexivo acerca do funcionamento da língua, e não somente em aspectos gramaticais, mas também textuais e discursivos. Para tanto, utilizamos como embasamentos teóricos estudos linguísticos funcionalistas como Neves (2011; 2010), Travaglia (2009), Cunha e Souza (2011), Oliveira (2010), Mendonça (2006), dentre outros. Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre funcionalismo e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos cada vez mais críticos e reflexivos.
Descrição: Tavares, J. P. A. Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9129
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo Aguiar Tavares.pdf10.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.