Resumo:
A partir das compreensões de leitura como produto de decodificação, interação ou prática social, este artigo apresenta um estudo breve sobre as concepções de leitura e sua aplicabilidade em atividades de aprendizagem, aplicadas no ensino fundamental II, tomando por base as abordagens de Koch e Elias (2007), Brandão (1999), Solé (1998), Martins (1989), Antunes (2009) e Soares (2009). Para tanto, temos como objetivo mostrar quais as principais contribuições teóricas de leitura existentes e como são aplicadas em exercícios avaliativos nas aulas de Língua Portuguesa, na educação básica. O tipo de pesquisa, desenvolvido neste artigo, remete-se à pesquisa qualitativa, na qual se preocupa em investigar um determinado grupo ou uma organização, de maneira interpretativa (MINAYO, 2001). Após análise do corpus, constatou-se que as diferentes concepções de leituras são abordadas nos exercícios avaliativos, embora o que prevaleça, ainda é a prática de um leitor meramente centrado no texto, que não se mostra de forma ativa e reflexiva diante das diferentes leituras abordadas.
Descrição:
SILVA, A. N. Concepções teóricas de leitura e suas abordagens em exercícios de aprendizagem. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.