Resumo:
A presente monografia teve como objetivo discutir o processo de formação acadêmica no
contexto da história de vida da Autora-pesquisadora inter-relacionando-o com a formação
no espaço escolar, na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza
autobiográfica, mediante a narrativa de histórias e memórias no brincar, como instrumento
eficaz da prática pedagógica, como também com a formação do professor, mostrando que
através de atividades lúdicas as crianças comunicam-se consigo mesma e com o mundo a
sua volta. Através do brinquedo e da brincadeira a criança entra em um mundo imaginário
só seu, onde tudo pode ser possível, onde tudo ganha vida e significados. O brinquedo é a
ferramenta do brincar infantil, tudo que estimula a criança a descobrir, inventar, analisar,
comparar, é de grande importância para a formação geral da criança. Os autores que
fundamentaram o estudo foram: Janete Moyles (2002), Gema Paniagua (2007), Sonia
Kramer (1999), Kuhulmann JR (2000), entre outros. Durante a pesquisa foi possível
perceber a relevância de retomar a formação no campo da pedagogia como espaço
importante de aprendizagens sobre a utilização de atividades lúdicas para o
desenvolvimento da criança; particularmente, no que se refere ao atendimento na educação
infantil, como forma de despertar o interesse das mesmas para a realização de atividades
diárias. Entende-se que um professor com boa formação poderá contribuir de forma
significativa para que os jogos e brincadeiras sejam utilizados no cotidiano da sala de aula,
estabelecendo uma linha de trabalho voltada para o lúdico. Espera-se que atividades com
jogos e brincadeiras sejam utilizadas não como simples passatempo, mas como atividades
que contribuam para o desenvolvimento emocional, intelectual, físico e mental da criança.
Descrição:
SILVA, L. B. da N. História e memória na ressignificação do brincar na educação infantil. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.