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História e memória na ressignificação do brincar na educação infantil

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dc.contributor.author Silva, Lucélia Basilio da Nobrega
dc.date.accessioned 2016-06-15T15:26:03Z
dc.date.available 2016-06-15T15:26:03Z
dc.date.issued 2016-05-25
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10125
dc.description SILVA, L. B. da N. História e memória na ressignificação do brincar na educação infantil. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A presente monografia teve como objetivo discutir o processo de formação acadêmica no contexto da história de vida da Autora-pesquisadora inter-relacionando-o com a formação no espaço escolar, na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza autobiográfica, mediante a narrativa de histórias e memórias no brincar, como instrumento eficaz da prática pedagógica, como também com a formação do professor, mostrando que através de atividades lúdicas as crianças comunicam-se consigo mesma e com o mundo a sua volta. Através do brinquedo e da brincadeira a criança entra em um mundo imaginário só seu, onde tudo pode ser possível, onde tudo ganha vida e significados. O brinquedo é a ferramenta do brincar infantil, tudo que estimula a criança a descobrir, inventar, analisar, comparar, é de grande importância para a formação geral da criança. Os autores que fundamentaram o estudo foram: Janete Moyles (2002), Gema Paniagua (2007), Sonia Kramer (1999), Kuhulmann JR (2000), entre outros. Durante a pesquisa foi possível perceber a relevância de retomar a formação no campo da pedagogia como espaço importante de aprendizagens sobre a utilização de atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança; particularmente, no que se refere ao atendimento na educação infantil, como forma de despertar o interesse das mesmas para a realização de atividades diárias. Entende-se que um professor com boa formação poderá contribuir de forma significativa para que os jogos e brincadeiras sejam utilizados no cotidiano da sala de aula, estabelecendo uma linha de trabalho voltada para o lúdico. Espera-se que atividades com jogos e brincadeiras sejam utilizadas não como simples passatempo, mas como atividades que contribuam para o desenvolvimento emocional, intelectual, físico e mental da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Marta Lúcia de Souza Celino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.title História e memória na ressignificação do brincar na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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