Resumo:
O presente estudo teve como objetivo averiguar como acontece a mediação pedagógica no
processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. A abordagem metodológica foi
referenciada numa pesquisa qualitativa. As técnicas para coleta de dados foram: a entrevista e
a observação. Para entendermos o conceito de mediação nos fundamentamos na teoria
HistóricoCultural, pois ela afirma que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores
é mediado pelos signos e instrumentos. A criança internaliza as experiências apresentadas
pela cultura pertencente, com isso ela reconstrói a ação observada externamente e consegue
estruturar seus processos mentais. Vygotski não descarta os fatores biológicos no
desenvolvimento do indivíduo, mas ratifica a importância dos fatores sociais, são estes que
fornecem os instrumentos ou signos para mediar a relação do individuo com o meio social, e
também ajudam na constituição dos processos psicológicos. Percebemos que o
comportamento da criança recebe influência do meio social, dos objetos, da cultura à qual está
inserida. A mesma aprende mais com as experiências dos indivíduos que são compartilhadas,
através da interação entre ambos. Mostramos que o conceito de ZDP criado pelo autor
evidencia que a zona de desenvolvimento real, refere-se à capacidade de a criança realizar
uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de
desenvolvimento proximal refere-se à capacidade de realizar uma atividade com a ajuda de
outros como: o professor e o colega de classe. Os achados demonstraram que os professores
reconhecem a importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem na Educação
Infantil. Uma das professoras apresentou uma fala contraditória com sua prática, na entrevista,
ela relatou que usa a teoria de Vygotski e a de Piaget em sala de aula, mas, a partir da técnica
de observação, notamos que ela faz uso da mediação, que é um dos conceitos principais da
teoria HistóricoCultural. Nesse sentido, percebemos que algumas professoras tentam unificar
as duas teorias, mas é preciso ressaltar que essas teorias possuem abordagens diferentes.
Descrição:
SILVA, M. B. da. A importância da mediação no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.