UEPB - Repositório Digital

A importância da mediação no processo de ensino aprendizagem na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Marylane Barbosa da
dc.date.accessioned 2016-06-15T15:27:39Z
dc.date.available 2016-06-15T15:27:39Z
dc.date.issued 2016-05-16
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10127
dc.description SILVA, M. B. da. A importância da mediação no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo averiguar como acontece a mediação pedagógica no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. A abordagem metodológica foi referenciada numa pesquisa qualitativa. As técnicas para coleta de dados foram: a entrevista e a observação. Para entendermos o conceito de mediação nos fundamentamos na teoria HistóricoCultural, pois ela afirma que o desenvolvimento das funções psicológicas superiores é mediado pelos signos e instrumentos. A criança internaliza as experiências apresentadas pela cultura pertencente, com isso ela reconstrói a ação observada externamente e consegue estruturar seus processos mentais. Vygotski não descarta os fatores biológicos no desenvolvimento do indivíduo, mas ratifica a importância dos fatores sociais, são estes que fornecem os instrumentos ou signos para mediar a relação do individuo com o meio social, e também ajudam na constituição dos processos psicológicos. Percebemos que o comportamento da criança recebe influência do meio social, dos objetos, da cultura à qual está inserida. A mesma aprende mais com as experiências dos indivíduos que são compartilhadas, através da interação entre ambos. Mostramos que o conceito de ZDP criado pelo autor evidencia que a zona de desenvolvimento real, refere-se à capacidade de a criança realizar uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de desenvolvimento proximal refere-se à capacidade de realizar uma atividade com a ajuda de outros como: o professor e o colega de classe. Os achados demonstraram que os professores reconhecem a importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Uma das professoras apresentou uma fala contraditória com sua prática, na entrevista, ela relatou que usa a teoria de Vygotski e a de Piaget em sala de aula, mas, a partir da técnica de observação, notamos que ela faz uso da mediação, que é um dos conceitos principais da teoria HistóricoCultural. Nesse sentido, percebemos que algumas professoras tentam unificar as duas teorias, mas é preciso ressaltar que essas teorias possuem abordagens diferentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria da Guia Rodrigues Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Teoria histórico-cultural pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A importância da mediação no processo de ensino aprendizagem na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta