Resumo:
Trabalhar a leitura em sala de aula através do gênero discursivo charge, é notoriamente um
importante viés para o ensino discursivo de língua, pois as linguagens verbais e visuais
empregadas neste gênero costumam ser atraentes aos olhos do leitor, além de fornecerem
várias informações de uma única vez. Por esta ótica, este artigo tem como objetivo geral
verificar, numa perspectiva discursiva, o papel da charge na formação de leitores críticos; e
especificamente analisar o uso de charges no Livro Didático de língua portuguesa. Para
tanto, situamo-no quanto às concepções teóricas de leitura (CORACINI, 2002) e
(KLEIMAN, 1989), na sequência discutimos o gênero discursivo e a abordagem do gênero
charge (BAKHTIN, 1992) enquanto prática social e importante ferramenta de reflexão nas
aulas de leitura em sala de aula. Por fim, observamos os discursos presentes nas charges a
partir das interações discursivas (FERNANDES, 2005), e em consonância, refletimos sobre
a sua propositura como atividade no LD.
Descrição:
CABRAL JÚNIOR, H. de S. Charges: o viés para um ensino discursivo de língua. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.