UEPB - Repositório Digital

Charges: o viés para um ensino discursivo de língua

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral Júnior, Hélio de Sousa
dc.date.accessioned 2016-06-15T15:30:37Z
dc.date.available 2016-06-15T15:30:37Z
dc.date.issued 2016-04-25
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10131
dc.description CABRAL JÚNIOR, H. de S. Charges: o viés para um ensino discursivo de língua. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Trabalhar a leitura em sala de aula através do gênero discursivo charge, é notoriamente um importante viés para o ensino discursivo de língua, pois as linguagens verbais e visuais empregadas neste gênero costumam ser atraentes aos olhos do leitor, além de fornecerem várias informações de uma única vez. Por esta ótica, este artigo tem como objetivo geral verificar, numa perspectiva discursiva, o papel da charge na formação de leitores críticos; e especificamente analisar o uso de charges no Livro Didático de língua portuguesa. Para tanto, situamo-no quanto às concepções teóricas de leitura (CORACINI, 2002) e (KLEIMAN, 1989), na sequência discutimos o gênero discursivo e a abordagem do gênero charge (BAKHTIN, 1992) enquanto prática social e importante ferramenta de reflexão nas aulas de leitura em sala de aula. Por fim, observamos os discursos presentes nas charges a partir das interações discursivas (FERNANDES, 2005), e em consonância, refletimos sobre a sua propositura como atividade no LD. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Amasile Coelho Lisboa da Costa Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Charges: o viés para um ensino discursivo de língua pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta