dc.contributor.author |
Diniz, David Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-15T15:34:36Z |
|
dc.date.available |
2016-06-15T15:34:36Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 418.02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10135 |
|
dc.description |
DINIZ, D. F. O uso das categorias de tradução em aulas de língua inglesa - um estudo de caso e seus desafios e possibilidades. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta monografia baseia-se em um estudo de caso tendo como objeto de análise
aulas ministradas em um projeto social chamado English in Action o qual foi
desenvolvido pelo autor desta pesquisa na Escola Estadual de Ensino Médio Dr.
Elpídio de Almeida em Campina Grande – PB. Por esse motivo, este trabalho
caracteriza-se em uma pesquisa-ação. O objetivo desta pesquisa é analisar a
aplicação de atividades de tradução em aulas de língua inglesa por meio das
categorias (interlingual, intralingual e intersemiótica) propostas por Jakobson (2005),
bem como os resultados obtidos em cada uma delas. No que diz respeito à definição
de tradução às teorias expostas neste trabalho, citamos autores como Vermeer
(1983), Nord (1997) e Kiminami e Cantarotti (2014). Dessa forma, esta pesquisa
busca proporcionar suportes para os estudos na área de tradução, principalmente
concernentes à área da rede pública de ensino, tendo em vista a escassez de
estudos voltados para esse público. Ao decorrer do trabalho foi observada a
relevância de cada categoria e em que situações cada uma exerceu seu papel.
Concluímos que todas foram fundamentais em contextos específicos: a interlingual
em níveis intermediário e avançado; a intralingual principalmente em níveis iniciais; e
enfatizamos que em níveis mais elevados a categoria intersemiótica,
especificamente, ajudou de forma significativa no processo de assimilação pelos
alunos. Acreditamos que este trabalho poderá auxiliar professores e pesquisadores
quanto ao uso da tradução de forma eficaz em aulas de línguas estrangeiras. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Paulo Alberto Marques |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução intralingual |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução interlingual |
pt_BR |
dc.subject |
Tradução intersemiótica |
pt_BR |
dc.title |
O uso das categorias de tradução em aulas de língua inglesa - um estudo de caso e seus desafios e possibilidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |