Resumo:
O objetivo deste trabalho foi trazer uma nova proposta didática para as aulas de ELE,
com a utilização da música como fonte de conhecimento e aprendizagem de uma nova
cultura, trabalhando com o lúdico e propondo assim, aulas mais dinâmicas e menos
chatas. Abordamos aqui um breve esclarecimento sobre os tipos de culturas. Segundo
Gil Burmann (2008) existem três eixos de organização dos componentes culturais, que
são: Cultura com “C” Maiúsculo, considerada como, cultura clássica, com “c”
minúsculo, são as cotidianas y cultura com „K” tratasse da cultura marginalizada.
Classificamos nossa pesquisa como sendo uma pesquisa, qualitativa e bibliográfica, os
dados foram coletados em uma sala de aula do ensino secundário e a teoria baseada em
Hilbert Meyer (2004), (Tim Murphey,2010) entre outros. Para alcançar nossos objetivos, dividimos
nosso trabalho em quatro partes. Em um primeiro momento, debatemos a música em aula de ELE. Em
um segundo momento, debatemos sobre a Cultura e a interculturalidade como uma relação social. Em
seguida expomos a Metodologia usada para coleta de dados, e por fim, fizemos as considerações finais
do trabalho.
Descrição:
VIEIRA, E. T. de M. Píntame Bolívia: la interculturalidad en clases de lengua española. 2016. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.