UEPB - Repositório Digital

O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Millena Farias
dc.date.accessioned 2016-06-20T16:20:36Z
dc.date.available 2016-06-20T16:20:36Z
dc.date.issued 2016-05-11
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10212
dc.description BEZERRA, M. F. O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar como o ensino da Língua Portuguesa para surdos e sua aprendizagem foram abordados em trabalhos de pósgraduação da Paraíba e estados vizinhos. Entender a Língua Portuguesa como uma segunda língua para o surdo, sendo a Libras sua língua materna, é de extrema importância para compreendermos as peculiaridades existentes na escrita destes. No total foram analisadas quatro dissertações, sendo duas do estado da Paraíba e duas de Pernambuco. Sob a luz de teóricos como Skiliar (1998), Silva (2001), Gesser (2009) e Quadros (2006), dentre outros, propomos uma discussão sobre os aspectos relacionados ao ensino de Língua portuguesa para surdos e como o ensino e a aprendizagem desta modalidade da língua tem acontecido, investigando estes aspectos nos trabalhos de pós- graduação aqui apresentados. Utilizamos uma metodologia de base qualitativa, aliando o estudo de caso à perspectiva documental. A análise dos dados nos permitiu perceber que a Língua Portuguesa ainda tem sido ensinada como língua materna para surdos, e este tem sido, dentre tantos, o maior motivo da falta de progresso, por parte destes, na aquisição da escrita. Contudo, pudemos também ver que há uma preocupação por parte dos professores mestres e doutores, em formar professores mais conscientes e capacitados para lidar com as especificidades existentes na educação dos surdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Shirley Barbosa das Neves Porto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.title O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta