Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar como o ensino da Língua
Portuguesa para surdos e sua aprendizagem foram abordados em trabalhos de pósgraduação
da Paraíba e estados vizinhos. Entender a Língua Portuguesa como uma
segunda língua para o surdo, sendo a Libras sua língua materna, é de extrema
importância para compreendermos as peculiaridades existentes na escrita destes.
No total foram analisadas quatro dissertações, sendo duas do estado da Paraíba e
duas de Pernambuco. Sob a luz de teóricos como Skiliar (1998), Silva (2001),
Gesser (2009) e Quadros (2006), dentre outros, propomos uma discussão sobre os
aspectos relacionados ao ensino de Língua portuguesa para surdos e como o ensino
e a aprendizagem desta modalidade da língua tem acontecido, investigando estes
aspectos nos trabalhos de pós- graduação aqui apresentados. Utilizamos uma
metodologia de base qualitativa, aliando o estudo de caso à perspectiva documental.
A análise dos dados nos permitiu perceber que a Língua Portuguesa ainda tem sido
ensinada como língua materna para surdos, e este tem sido, dentre tantos, o maior
motivo da falta de progresso, por parte destes, na aquisição da escrita. Contudo,
pudemos também ver que há uma preocupação por parte dos professores mestres e
doutores, em formar professores mais conscientes e capacitados para lidar com as
especificidades existentes na educação dos surdos.
Descrição:
BEZERRA, M. F. O processo de aprendizagem da escrita da língua portuguesa por surdos: resultados em trabalhos de pós-graduação. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.