dc.contributor.author |
Pereira, André Costa |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-20T16:28:10Z |
|
dc.date.available |
2016-06-20T16:28:10Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10223 |
|
dc.description |
PEREIRA, A. C. A educação brasileira pautada em índices imprecisos: Totonha, uma mulher letrada diante das diversidades. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta monografia tem o objetivo de apreciar o conto “Totonha”, inserido no livro Contos Negreiros (2005) do escritor pernambucano Marcelino Freire, com o intuito de avaliar os questinamentos feitos pela personagem Totonha à uma professora que vem a seu encontro para lhe oferecer uma cartilha que lhe permitirá ser alfabetizada. Atentamos mais especificamente para o “letramento” que esta personagem possui, a despeito de ser analfabeta. Para isto, observamos as políticas de aprendizagem, bem como os índices que avaliam a educação brasileira e programas do governo Federal voltados para a distribuição de livros didáticos. Para o desenvolvimento desta atividade, consideramos as abordagens teóricas dos respectivos autores: Paulo Freire (2006) Magda Soares (2009) Helder Pinheiro (2006) Rildo Cosson (2006). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Ricardo Soares da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Conto |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.title |
A educação brasileira pautada em índices imprecisos: Totonha, uma mulher letrada diante das diversidades |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |