Resumo:
Esta monografia tem o objetivo de apreciar o conto “Totonha”, inserido no livro Contos Negreiros (2005) do escritor pernambucano Marcelino Freire, com o intuito de avaliar os questinamentos feitos pela personagem Totonha à uma professora que vem a seu encontro para lhe oferecer uma cartilha que lhe permitirá ser alfabetizada. Atentamos mais especificamente para o “letramento” que esta personagem possui, a despeito de ser analfabeta. Para isto, observamos as políticas de aprendizagem, bem como os índices que avaliam a educação brasileira e programas do governo Federal voltados para a distribuição de livros didáticos. Para o desenvolvimento desta atividade, consideramos as abordagens teóricas dos respectivos autores: Paulo Freire (2006) Magda Soares (2009) Helder Pinheiro (2006) Rildo Cosson (2006).
Descrição:
PEREIRA, A. C. A educação brasileira pautada em índices imprecisos: Totonha, uma mulher letrada diante das diversidades. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.